Android 6.0.1 | Marshmallow | Galaxy S5 – Atualização – Brasil

2016/07/24

Galaxy S5 começa a receber o Android Marshmallow oficialmente e você já pode instalar agora!
Samsung finalmente iniciou o processo de atualização dos principais dispositivos da linha Galaxy para o novo Android 6.0.1 Marshmallow. Agora a Samsung resolveu liberar o recente update do Android 6.0.1 para o Galaxy S5 e assim trazendo o recente TouchWiz para o aparelho.

Entre as melhorias, podemos encontrar suporte para o formato RAW em imagens, redução dos valores ISO se estiver usando um aplicativo de câmera de terceiros, uma melhoria geral da performance e conserto de bugs.

Para quem compra o aparelho fora das operadoras, tem a versão sem customizações, e, além disso, recebe primeiro qualquer atualização de sistema. Para você que tem um exemplar do Galaxy S5, esse tutorial foi preparado especialmente para você.

Ao manter o firmware atualizado, você desfruta de muitas vantagens, pois cada nova versão apresenta correção para os bugs a até novas funcionalidades

Recomenda-se sempre atualizar o seu dispositivo com a firmware mais recente que esteja disponível para ele. Toda nova atualização apresenta correções para bugs (se houver), melhora o desempenho geral no sistema operacional e em algum momento apresenta novos recursos.

Vale lembrar que mesmo que não sejam vistas as mudanças encontradas no Galaxy S6 ou Galaxy S7, a interface customizada ganhou vários elementos da nova versão do Android, bem como todas as melhorias internas que prometem corrigir problemas com baixa autonomia, instabilidade e consumo excessivo de recursos, incluindo armazenamento e RAM

ARQUIVOS NECESSÁRIOS

Primeiro vamos baixar o Programa ODIN para o seu computador, ele será o responsável por instalar a ROM Original no seu Galaxy S5. Você também precisa baixar os Drivers da Samsung para o seu computador. Quando conectamos o aparelho ao PC ele precisa dos Drivers para iniciar o processo.

Abaixo segue os links para baixar cada ferramenta e nela você vai encontra uma página explicativa sobre como funciona o programa ODIN e como instalar os Drivers no seu computador:


ROM 
Samsung Galaxy S5 – Android 6.0.1 – Maio 2016 – Brasil 

ODIN 
Essa é a ferramenta que vai instalar a ROM em seu aparelho 

DRIVERS 
Baixe os drivers da Samsung e instale em seu PC 


Essa versão vale destacar, vem sem customização de operadoras e pode ser instalada independente de qual operadora foi comprado o aparelho. Lembrando sempre que ela deve ser utilizada nos aparelhos vendidos no Brasil.
Não adianta, uma versão do Galaxy S5 não vai servir para outro aparelho da Samsung

Você não pode instalar uma versão diferente da qual foi configurada para o seu modelo de smartphone, ou seja, só instale a versão compatível com o seu aparelho. As ROMS deste artigo são compatíveis com a versão nacional do Galaxy S5 (SM-G900M).

Para saber o seu modelo siga em: Configurações > Sobre o Dispositivo > Número do modelo.

Se você comprou o seu aparelho em outro país, verifique sua versão antes de iniciar. Não é possível e muito menos recomendado instalar uma rom diferente do seu modelo de aparelho. Quando houver um conflito entre a ROM e o Modelo, o Programa ODIN não inicia o processo de instalação.

LIMPANDO O APARELHO

Vamos primeiro limpar e apagar tudo no seu aparelho, por isso faça o Backup dos arquivos antes de continuar. Como já foi dito, essa limpeza serve para que o aparelho receba a nova versão sem problemas. Para isso faça o seguinte: 
  1. Desligue o seu Galaxy S5 e depois ligue com a seguinte sequência 
  2. Botão de aumentar volume + Botão Home + Botão ligar 
  3. Escolha a opção “wipe data/factore reset” 
  4. Repita o processo com a opção “wipe cache partition”. 
  5. Agora clique em “reboot system now” 

PROCESSO DE INSTALAÇÃO

Chegamos ao ponto principal da atualização manual. Agora com tudo pronto é só seguir os passos abaixo para ter sucesso na sua atualização. O processo é simples, porém você é o único responsável por qualquer dano causado por você em seu aparelho. 
  1. Descompacte a ROM – Você vai usar o arquivo com o formato que foi extraído 
  2. Abra como administrador o Odin e no botão PDA ou AP 
  3. Agora procure e selecione a firmware 
  4. Desligue o aparelho, e coloque ele no Modo Download 
  5. Ligue o aparelho segurando os botões volume para baixo + Home + Power 
  6. Aperte o botão de volume para cima para entrar no Modo Download 
  7. Conecte o aparelho ao PC, o Odin vai informar uma porta ID:COM. 
  8. Confirme se as opções “Auto reboot” e “F. Reset Time” estão marcadas 
  9. Clique em START e espere todo o processo terminar. 

Quando tudo acabar, você obterá um “PASS!” como mensagem final no programa Odin, seguido da reinicialização do telefone informando do sucesso de sua atualização. Esse processo de atualização pode levar cerca de 6 a 8 minutos no máximo.